O LAB-Cultura fez parte do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, promovido pela Fundação Casa Rui Barbosa, com a apresentação da mesa redonda III, realizada no dia 3 de julho de 2025. O encontro teve como tema “Políticas de fomento ao audiovisual no Brasil e a descentralização territorial da produção: Arranjos Regionais”.
A discussão girou em torno de uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv), que analisa os impactos e resultados de dois importantes programas de fomento na macrorregião CONNE — formada pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
Participaram da mesa as pesquisadoras Carmen Lima (UNEB), que abordou as estratégias e perspectivas territoriais nas políticas públicas para o audiovisual; Renata Rocha (UFBA), com uma análise avaliativa sobre o PRODAV TVs Públicas, focando nos efeitos e indicadores do mercado audiovisual; e Milena Silvio Evangelista (Diretora de Formação e Inovação Audiovisual da SAv), que falou sobre a atuação da secretaria e o processo de territorialização das políticas para o setor. A mediação ficou por conta de Leonardo Costa (UFBA), também pesquisador do projeto sobre os Arranjos Regionais.
A mesa integrou a programação do seminário, que é um dos mais importantes encontros acadêmicos voltados às políticas culturais na América Latina.



Deixe um comentário