LAB-Cultura marca presença no XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais da Casa Rui Barbosa

O LAB-Cultura, grupo de pesquisa e extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), participou ativamente do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, promovido pela Fundação Casa Rui Barbosa. Realizado entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, o evento é considerado um dos maiores fóruns do Brasil dedicados à discussão de políticas culturais.

Durante os cinco dias de programação, o seminário reuniu especialistas de diversas regiões do Brasil e de países latino-americanos em uma série de mesas, conferências e debates. Entre os trabalhos apresentados, dois estudos desenvolvidos por integrantes do LAB-Cultura ganharam destaque nas discussões.

O primeiro deles, intitulado “Breve trajetória das políticas culturais da cidade de Salvador”, é resultado da pesquisa de iniciação científica do estudante Emanuel Messias, sob orientação dos professores Renata Rocha e Leonardo Costa. A pesquisa se debruça sobre a trajetória das políticas culturais da capital baiana, a partir da constituição da Fundação Gregório de Mattos (FGM) – instituição pública vinculada à Prefeitura de Salvador, responsável pela promoção, preservação e desenvolvimento da cultura na cidade, apoiando projetos que valorizam o patrimônio histórico, as artes e as tradições locais, por meio de programas e editais. O trabalho abrange desde o período da fundação da FGM, na década de 1980, até as recentes políticas desenvolvidas.

Já o segundo trabalho, “Natura Musical e a cultura como estratégia: entre marketing e política cultural”, foi elaborado pelos mestrandos Breno Bastos e Letícia Gabriela Cavalcante, também sob orientação dos professores Renata Rocha e Leonardo Costa. O artigo investiga como o edital do programa Natura Musical, criado em 2005 pela empresa de cosméticos Natura, articula práticas de marketing com políticas de incentivo à música brasileira, utilizando leis de incentivo fiscal, com foco especial em projetos realizados no Estado da Bahia.

A participação do LAB-Cultura no seminário reforça a importância da produção acadêmica da UFBA no campo das políticas culturais e sua contribuição para o debate sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *